A recomendação abrange pacientes com Transtornos neurológicos, AVC, Alzheimer, Amnésia, Afasia, Autismo e outras síndromes e até para tratar sintomas de Ansiedade e depressão. 💙
Existem diversos benefícios que podem ser proporcionados pela musicoterapia. Listamos aqui os principais cientificamente comprovados: 🤩
➡ A música age em diversas áreas do cérebro ao mesmo tempo, razão pela qual se mostra tão efetiva no tratamento de vítimas de derrames.
➡ É justamente por ativar tantas áreas do cérebro e de maneira tão intensa que a música serve como via terapêutica para tratar sintomas como a demência.
➡ Alguns sintomas da amnésia são amenizados através de diversas interações com a música, seja quando o paciente toca algum instrumento, canta ou quando está passivo, somente ouvindo uma canção.
➡ A Terapia da Entonação Melódica, serve para ajudar pessoas com distúrbios de comunicação causados por danos no hemisfério esquerdo do cérebro. As habilidades de canto, estimulando as regiões não danificadas do hemisfério direito a “aprenderem” a falar. Nessa técnica, frases comuns são transformadas em frases melódicas.
➡ Pessoas dentro do espectro autista podem se beneficiar bastante da musicoterapia, pois a utilização de instrumentos pode servir como uma importante ferramenta para incentivar a comunicação e a autoexpressão, estimular a plasticidade cerebral e trazer mais qualidade de vida.
A musicoterapia também estimula o potencial criativo e a capacidade comunicativa, mobilizando aspectos psicológicos, biológicos e culturais. 💙✨