Ao longo dos anos a nossa T.O. Larissa Kariya ouviu várias maneiras de explicar o que é a Terapeuta Ocupacional/Terapia Ocupacional, tais como: "1. Profissional da saúde que trabalha com pessoas de todas as idades, buscando superar as barreiras da vida. Implemente diferentes estratégias para promover, prevenir ou restaurar o desempenho de um indivíduo na sua tarefa desejada maximizando a sua autonomia e independência através do uso de ocupações [atividades significativas]". 🤓
Ok, mas quais são realmente os maiores benefícios para este tratamento? 😅
➡ Auxiliando na recuperação do desempenho das atividades cotidianas, também conhecidas como atividades de vida diária (TEA). Essas atividades incluem autocuidado (higiene, alimentação, vestuário), produtividade (trabalhar, estudar), lazer e atividades sociais.
Para este efeito, avaliam quais componentes impedem ou dificultam a realização destas DSTs e, finalmente, um plano terapêutico é elaborado de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
➡ Melhorando a coordenação motora: Associado ao acompanhamento de um neuropsicólogo, o terapeuta ocupacional promove exercícios que estimulam habilidades cognitivas e coordenação motora, levando o paciente a aperfeiçoar habilidades manuais.
➡ Aumento da autoconfiança: o paciente se familiariza e se dá bem com os seus limites, e consequentemente aprende a gostar de si mesmo e a sentir-se melhor.
➡ Maior qualidade de vida: o tratamento colabora para que o paciente se sinta mais feliz e realizado.
Tens alguma pergunta sobre o T.O.?
Mande-nos aqui, a Dra. Larissa terá muito prazer em ajudá-lo. 💙
Comments