Tecnologias
Aqui usamos a tecnologia como aliada!
Os aparelhos com alta tecnologia permitem otimizar e acelerar os processos de reabilitação por meio de estímulos corticais. Esses estímulos, ao lado da reabilitação neurofuncional, promovem uma maior independência funcional e qualidade de vida aos pacientes neurológicos.
EXOBOTS
O que é?
Trata-se de uma mão robótica (interface cérebro-máquina) que utilizamos aqui na Córtex na reabilitação do membro superior de pacientes que tiveram AVC.
Como funciona?
Encaixamos o aparelho na mão do paciente e pedimos para que ele imagine o movimento da mão. Os sinais cerebrais são captados pelo eletroencefalograma e enviados ao computador, que irá mover a mão do paciente.
Esse processo estimula a neuroplasticidade que é a capacidade do cérebro de se reorganizar e restabelecer as funções perdidas.
Indicações:
O objetivo do Exobots é ajudar os pacientes a recuperarem o movimento da mão e do braço comprometidos pelo AVC (Acidente Vascular Cerebral).
NEUROMODULAÇÃO
O que é?
Um tratamento moderno e inovador, realizado através de uma corrente elétrica de baixa intensidade, que tem por objetivo modular a excitabilidade do córtex, ou seja, pode deixar uma região cerebral “mais ativa” ou “menos ativa”.
Como funciona?
Como o aparelho modula a ativação de determinada área cerebral, os estímulos motores e cognitivos podem ser recebidos de forma facilitada, o que proporciona uma maior possibilidade de gerar uma resposta adequada à estes estímulos.
Esta técnica é sempre utilizada concomitantemente aos exercícios de reabilitação, como forma de potencializar os estímulos recebidos.
Indicações:
Doença de Parkinson
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Esclerose Múltipla
Cerebelopatias
Dores Crônicas
Entre outras.
Mesa Ortostática
O que é?
É uma maca elétrica adaptada, que é indicada na recuperação dos pacientes, estimulando a posição vertical mediante situações em que eles não são capazes de manter essa postura sozinhos.
Benefícios:
Existem inúmeros benefícios em diferentes quadros da reabilitação, alguns deles são:
Função respiratória: proporciona aumentos significativos no volume corrente e na frequência respiratória, além de melhorar o processo de trocas gasosas.
Função neurológica: estudos atuais já mostraram melhora da percepção do nível de consciência do paciente.
Função osteomioarticular: melhora a função muscular do corpo todo, aumentando o tônus e proporcionando descarga de peso nos membros inferiores. Ainda podemos reforçar a prevenção da formação de lesões de pressão (escaras ou úlceras).
Função cardiovascular: melhora dos volumes pulmonares e dos efeitos hemodinâmicos, como o aumento da pressão arterial média e da frequência cardíaca.
Função urinária: o posicionamento facilita a drenagem de urina da pelve para a bexiga, diminuindo a retenção e as chances de um quadro de infecção das vias urinárias.